Aulas de Piano online na Classic Art Piano Academy

mafalda 1111Ao longo dos tempos a música sempre foi uma terapia nas piores situações, atualmente a arte torna-se cada vez mais necessária para a saúde mental de todos, torna-se terapêutica. Com os seus poderes soberanos contribui para a união, paz e tranquilidade da humanidade acabando por dar abraços, com o sentimento que nesta altura precisamos. A música acaba por ser um luxo a que todos têm direito, alimentar a alma nunca se tornou tão fácil, através da musicoterapia.

Em tempos de confinamento é necessário reinventar tudo o que conhecemos e no caso da aprendizagem da música é ainda mais importante que se torne um escape. Não é por acaso quem têm surgido vídeos com músicas carregadas de esperança e de amor para todos. E é por isso que as aulas online têm sido uma grande conquista da Classic’art Piano Academy, aliando a aprendizagem aos recursos disponíveis e mantendo o nível de ensino. Os professores puseram mãos à obra e criaram em suas casas um sistema que permite manter o ensino e o acompanhamento dado aos alunos. Estes, os alunos, são os grandes protagonistas desta história, com a adaptação fantástica que mostram, com o mesmo grau de entusiasmo e motivação pelas aulas. A música serve ainda como meio de expressão, o que para pessoas que tenham dificuldades em expressar-se, e não só, é um meio fantástico de controlar emoções. A música é sem dúvida alguma uma verdadeira terapia.

Quando recebi a informação de que era necessário ficar em quarentena decidi, na hora, manter as aulas de música via online. Parecia uma tarefa difícil, uma tarefa realizada por todos, pela primeira vez, o ser humano tem uma grande capacidade de se reinventar e de se adaptar a novas situações. Após a primeira aula tudo pareceu cada vez mais natural, fui utilizando mais materiais e recursos para melhorar e tornar atrativas as aulas e após um mês tenho o que julgo ser necessário, várias plataformas digitais facilitadoras de ensino, desde programas como Zoom, a plataformas online, tutoriais adaptados a cada aluno, de forma a puderem progredir no estudo e fazê-los acreditar que conseguem aprender e chegar mais longe mesmo que seja à distância. Desta forma pensamos minimizar eventuais efeitos nefastos da quarentena, junto de crianças, jovens, adultos e adultos séniores.

É bom receber os alunos na nossa casa e conhecer o seu espaço familiar, é uma boa energia poder dizer “olá, vamos tocar um pouco”, “ (…) que músicas queres aprender hoje, vou tocar para ti e depois escolhes a música que mais gostaste, ok?”; ou ainda, “ (…) agora eu toco a introdução e faço o acompanhamento, e tu fazes a melodia “. Fazer-me sentir útil, por fazer sorrir os alunos do outro lado do ecrã e até estendendo esta técnica às famílias, acabamos por ter mais contacto com os pais, pois estes podem estar presentes nas aulas, o que na verdade nos torna a  todos mais próximos, uns dos outros.

Proponho desafios aos alunos, jogos musicais para poderem fazer em casa com irmãos ou pais, falo do covid19, tentando sensibilizar para o facto de através da música ser possível deixar os nossos semelhantes um pouco mais felizes. A música tem uma magia única, que nos une a todos, é de fato uma linguagem universal. Tem sido uma experiencia muito gratificante e promotora de desenvolvimento pessoal, para mim, para todos os professores com quem articulo e penso que também para todos os meus alunos.

No pós covid penso que é muito pertinente manter algumas aulas on-line ou por vídeo conferência, foi um caminho descoberto, que penso não voltar para trás. Foi uma opção viável e com custos minorados para todos, aprendemos a usar pautas diretamente de tabletes, telemóvel ou computador, diminuído a utilização do papel, deixou de haver deslocações por parte dos pais, parece tudo muito mais simplificado.

O ensino à distância tem sido uma verdadeira descoberta, novos caminhos estão por nós a ser trilhados, atualmente é nesta academia já é possível levar o ensino da música para além das fronteiras, conseguimos ter acesso a alunos no estrangeiro com este tipo de aulas on-line, por exemplo, temos uma emigrante em Paris, que vai iniciar, em Maio, as aulas de Piano, em sistema não presencial.

Os tempos que se aproximam não serão fáceis, mas quero acreditar que rodeados de arte e pela música em específico conseguiremos ultrapassar este obstáculo, de forma mais harmoniosa. No fundo, o mais importante é a saúde física e mental, o amor de todos por todos, a esperança e se conseguirmos, através da música, manter a alegria de viver, vai mesmo ficar tudo bem.

Num futuro próximo estamos a organizar, nesta academia, a realização de um concerto, onde cada um de casa terá a sua prestação. Onde crianças, jovens, adultos e adultos séniores possam participar no que iremos denominar como “Um Concerto ao vivo nas nossas casas”. Este concerto será aberto a todos aqueles que queiram participar, ao publico em geral. Pensamos, desta forma, contribuir para a promoção da saúde física e mental, promovendo o desenvolvimento pessoal e artístico dos nossos alunos e de todos aqueles que se queiram juntar a nós.

Deixo aqui o desafio!

Contacto: classicartpiano@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s