Canal Caveira, no concelho de Grândola, dá a conhecer este fim-de-semana ( 6 e 7 de maio) na Festa da Coqueira, tradições gastronómicas do campo como “Jantarinho de Carrasquinhas”, “Jantarinho de Catacuzes” e “Jantarinho de Acelgas”.
A proximidade com a natureza onde predomina uma grande e rica variedade de plantas aromáticas, foi fundamental no início do seculo XX para a descoberta e confeção de novas receitas, com “acelgas”, “catacuzes” ou “carrasquinhas”.
Esta festa organizada pela Associação Sociocultural da Aldeia Nova de S. Lourenço de Canal Caveira com o apoio do Município de Grândola, é também uma homenagem à Coqueira, a mulher que naqueles tempos cozinhava a comida para os trabalhadores do campo que andavam na monda, ceifa e na tira da cortiça.
O grande destaque da Festa da Coqueira vai para sábado, onde a partir das 08h30 da manhã é possível assistir à recriação histórica do “coque”, com a tradicional confeção da comida no fogo de chão, em panelas de barro. Segue-se um almoço típico onde se pode apreciar “Jantarinho com Carrasquinhas”, “Jantarinho com Catacuzes” e “Jantarinho com Acelgas”
A Festa da Coqueira que apresenta um espaço para mostra e venda de produtos regionais, promove também as tradições musicais com atuações de diversos grupos: “Grupo Musical Falta Um”, Maria Adélia Botelho e convidados, “As Margaridas de Maio”, Grupo “Cantares da Aldeia de Azinheira de Barros”, “Grupo Coral e Etnográfico Coop”, “Grupo “Vozes Culturais de Canal Caveira” e baile com o acordeonista João do Carmo.
*De salientar que o almoço típico é servido mediante marcação prévia para: 964827035, 9600081557, 966743782, 919928552 / festadacoqueira@gmail.com