Acordeonistas têm sede em Setúbal

A AAP, fundada em 1994, funcionou até este fim de semana num espaço provisório facultado pelo Instituto Musical Patrício, também em Setúbal.

Com as novas instalações inauguradas no Mercado 2 de Abril, o presidente da associação, Nuno Soares, salienta que agora estão reunidas as condições necessárias para que a AAP exerça a atividade essencial da coletividade, como reuniões da direção, mas também outras, de cariz lúdico e promocional do acordeão, como tertúlias e masterclasses.

Visão partilhada por Maria das Dores Meira, presidente da edilidade setubalense, que destacou o facto de a sede vir a acolher o Museu do Acordeão e a possibilidade de agora se realizarem “ações de aperfeiçoamento e de formação profissional para músicos e o fomento do convívio e intercâmbio de experiências entre acordeonistas nacionais e estrangeiros”.

Trabalho que, acrescentou, contribuirá para “mais uma área em que Setúbal passará a ser um ponto de referência”.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Rogério da Palma Rodrigues, que destacou, entre outros méritos da AAP, a homenagem a Dimas Pereira, que dá o nome a uma das salas da sede.

Já o presidente da Junta de S. Sebastião, Nuno Costa, salientou a importância que a associação assume na freguesia, representativa da relevância e do dinamismo do movimento associativo no concelho.

O ato solene recebeu, igualmente, o contributo de João Pereira, presidente da Mito Algarvio – Associação dos Acordeonistas do Algarve, coletividade que é membro oficial do Conselho Internacional de Acordeonistas da Unesco e com a qual a AAP vai desenvolver várias atividades em parceria.

Durante a cerimónia foi lançado o repto, imediatamente aceite pela AAP, de se realizarem, num futuro próximo, bailes e apontamentos musicais no próprio Mercado 2 de Abril.

As performances musicais incluíram apontamentos especiais de Ricardo Pelício, em representação da Mito Algarvio e de Ramos Patrício, presidente da Assembleia-Geral da AAP, que tocou duetos com Nicole Viviane e com o presidente da associação, Nuno Soares.

Algumas interpretações musicais tiveram, igualmente, o contributo da fadista Patrícia Rosa.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s