GRUPO DO SAMOUCO PROMOVE SOLIDARIEDADE SOCIAL

O Grupo Sócio Caritativo da Paróquia de S. Brás de Samouco foi criado em Novembro de 2011, pelo Padre Jorge Manuel Lages Almeida.

Tem como missão responder às necessidades dos habitantes da Paróquia de S. Brás de Samouco, com opção preferencial pelos mais carenciados através da distribuição consciente e justa, dos bens recebidos do PCAAC, Banco Alimentar, outras instituições e de particulares.

Desde a sua fundação que este Grupo faz distribuições semanais de alimentos, sendo que mensalmente distribui também um cabaz de alimentos secos.

O trabalho, voluntário é desenvolvido em nome da Igreja, como testemunho, das premissas deixadas por Jesus Cristo, ao serviço dos que mais precisam. O Trabalho Voluntário é exigente, exige muito de cada voluntário que em contrapartida não exige nada dos outros.

Voluntariamente o grupo dá testemunho, do que é e vive através do exercício da Caridade na Paróquia, pondo em prática a Acção Social da Igreja. É bom recordar que Jesus Cristo, fez a Sua opção pelos mais pobres.

Proveniência dos Alimentos: Banco Alimentar contra a fome; Intermarché de Alcochete;

O grupo está organizado em duas funções principais: Secretariado.

Existe um processo de cada família, (confidencial) devidamente instruído;

São trabalhados todos os documentos, relativos aos utentes, assim como todos os documentos, que se prendam com recepção de alimentos, e sua distribuição.

Toda a informação se encontra informatizada.

Logística:

Assenta no transporte dos alimentos, do Banco Alimentar para o Salão Paroquial, na feitura dos cabazes sua entrega e ainda na distribuição de vestuário e outros artigos.

Nesta função releva o apoio fundamental da Câmara Municipal de Alcochete, que semanalmente disponibiliza uma viatura pesada e o seu condutor para efectuar o transporte dos alimentos do Banco Alimentar em Vila Amélia- Palmela, para o Salão Paroquial onde é feita a distribuição no mesmo dia.

É efetuado um trabalho vertical, que assenta, na execução de todos os actos, necessários ao cumprimento da missão, desde o atendimento das famílias, selecção e fornecimento dos cabazes.

Este Grupo nunca regateou esforços, a conduta é ditada pela sua determinação.Todo trabalho, foi efectuado de forma esclarecida, sempre em excelente ambiente de relacionamento, com elevado sentido de missão, responsabilidade e respeito mútuo, facto que permitiu cumprir com total prontidão os desafios que foram colocados. Todos demostram uma destacada aptidão para bem servir, acção que contribuiu, de forma decisiva para o correcto e integral cumprimento da missão, contida no seu código de conduta.

Importa salientar que o espírito de bem servir do Grupo advém do Pároco, Sr. Padre Jorge Almeida, que com a sua postura simples e jovial, mas determinada, confere o seu pleno apoio

 

      

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s