O castelo velho da Reboreda

Quando o arquiteto militar Luís Serrão Pimentel, concebeu a fortificação em forma de estrela para neste contexto da Guerra da Restauração ajudar a defender a vila de Setúbal certamente que em algum momento imaginou que aquela imponente fortificação militar, passados alguns poucos séculos apenas e quase só poderia ser vista a partir do espaço, graças à tecnologia conhecida por Google Heart.

Na construção do poderoso forte foi utilizada alvenaria de pedra e tijolo, revestido por cantaria, tendo sido erigida segundo uma planta poligonal regular, estrelada. Para melhor defesa, o forte contava com cinco baluartes nos vértices.

O novo equipamento de defesa sadina foi batizado com o nome de São Luíz Gonzaga um jovem príncipe italiano nascido em 9 de março de 1568 e falecido em 24 de junho de 1591 que se tornou um santo para a Igreja Católica, devido aos seus modelos de virtude. Ele viria a ser beatificado pelo Papa Paulo V em 19 de outubro de 1605.

O Forte São Luís Gonzaga viria, no entanto, a ter um papel histórico no século XIX, quando no dia primeiro de maio de 1847 se deu a Batalha do Alto Viso. Tratou-se de um confronto entre portugueses, que opunham as tropas fieis a D. Maria II às do Marquês Sá da Bandeira, no decurso da Guerra Civil que durante oito meses (outubro de 1846 a junho de 1847) derramou sangue português. Um conflito que também ficou conhecido por Patuleia.
E foi aqui, nas imediações deste forte, baluarte do exército leal à rainha, que perderiam a vida mais de meio milhar de combatentes, naquele dia de sangrento confronto entre as tropas chefiadas por Simão da Costa Pessoa, 1º Conde de Vinhais que se opunham às da Junta Insurrecional, comandadas por Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, Marquês de Sá da Bandeira.

Os feridos desta batalha foram transportados para o Palácio do Sapal, edifício localizado na atual Avenida Luísa Todi, onde funcionou o Governo Civil. Ali se estabeleceu um “hospital de sangue”, onde o Dr. Manoel Joze da Rocha, cirurgião militar, não teve mãos a medir para tratar não só dos feridos mas também dos soldados acometidos por uma epidemia de sarna.

E como um mal nunca vem só eram muitos os homens que ali acorriam para tratar de doenças sexuais, tal como diversas mulheres que se dedicavam à prática da prostituição.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s