Competitividade nas empresas

Desde a infância que os processos de influencia social se fazem sentir no nível de desempenho cognitivo e emocional das crianças. Vários estudos indicam que a performance das crianças aumenta, de forma significativa, quando competem entre si. Os resultados e as diferenças são gritantes, são significativamente diferentes e não deixam margem para dúvidas: quando expostas à competição as crianças tendem, desde cedo, a aumentar o seu desempenho em tarefas cognitivas.

Somos por natureza Competitivos!

De mãos dadas com a competição está a motivação para a tarefa. Serei mais motivada se existirem processos de influencia social na minha missão, ou seja, num ambiente competitivo.  Todos estes processos não são exclusivos da espécie Humana. Em todas as espécies existe competição: competição pela luz solar, no caso das plantas; competição entre líderes de grupo em grande parte dos mamíferos, competição pelos alimentos, competição nos rituais de acasalamento, entre muitos outros exemplos. A Etologia explica de forma bem clara todos estes comportamentos do mundo animal.

Na nossa espécie e desde cedo observamos um condicionamento pró competitividade: pelos níveis escolares, pelo status social, no Desporto e no ambiente profissional.

A Competição tem aspetos positivos e negativos. Os positivos estão relacionados com o atingir de objetivos empresariais ou institucionais. Promovem a atenção nas tarefas, o rigor, a eficiência e a eficácia, em última análise promovem a consecução dos objetivos da empresa.

Por outro lado, quando mal gerida a competição pode ser nefasta para a saúde mental dos funcionários. Pode ser muito prejudicial. Introduz, nas Empresas, atitudes típicas de combate, de sobrevivência, atitudes extremamente defensivas, tornando as pessoas pouco coesas às organizações.

As lideranças,  num clima de competitividade excessiva tornam-se pouco assertivas e pouco eficazes o que pode levar a um défice produtivo.

Concluímos que a Competitividade será positiva, num contexto onde possa ser monitorizada e funcionalmente vigiada para evitar excessos e sequelas negativas.

Competitividade Sim!

Bom Senso Sempre!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s