É extensa a lista de prémios ganhos pelo “Doce da Bina”, desde 2012, altura em que Silvina Moreira decidiu colocar os seus produtos a concurso.
A empresa de doçaria tradicional sediada em Brejos de Azeitão é hoje uma referência numa área de negócio que cada vez conta com mais adeptos.
São mais de quarenta variedades de doces e compotas fabricados por esta doceira que se especializou ainda na confeção do “Ésse de Azeitão”
Desde 2012 que Silvina Moreira vê os seus produtos premiados com as mais altas distinções em vários concursos, nomeadamente na Qualifica / Origin Portugal, que distingue os melhores produtos nacionais do género em parceria com o CNEMA, responsável pelo Centro Nacional de Exposições sediado em Santarém, onde são entregues os prémios durante a Feira Nacional da Agricultura.
Em caixa damos destaque aos variados prémios conquistados pelo “Doce da Bina”.
A aventura de Silvina Moreira, na confeção de doçaria começou em 2007 como complemento da sua atividade profissional. Anteriormente já confecionava doces e compotas para a família e amigos.
O seu jeito, a predisposição e o rigor levaram-na a aceitar a proposta de começar uma confeção mais elaborada e com propósitos comerciais. Começou mesmo pelo doce de figo aproveitando a figueira que tinha no seu quintal. Certo é que as pessoas gostaram o que motivou ânimo e dinâmica passando então a intensificar a sua produção alargando a outras frutas que compõem hoje a sua doçaria.
Doces e compotas de marmelo, abóbora, tomate, pêra rocha e maçã raineta, entre muitas outras fazem as delícias dos apreciadores do “Doce da Bina”.
A empresa é familiar e as encomendas não param de chegar de norte a sul do país. Nesta altura o “Doce da Bina”, já é exportado para Bruxelas.
Para Silvina Moreira, não há segredo no negócio. O que conta é o empenho e a dedicação.
Para além dos pontos de venda, o “Doce da Bina” vai estar presente na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, Feira do Queijo Pão e Vinho, em Cabanas – Palmela e alguns mercados em Lisboa.
PRÉMIOS DO “DOCE DA BINA”
2012 – Medalha de Ouro com doce de figo
2013 – Medalhas de Prata com doce de abóbora e pêra moscatel
2014 – Medalha de Ouro com doce de abóbora e medalhas de Prata com doce maçã raineta e geleia de marmelo
2015 – Medalha de Ouro com doce de abóbora e noz e medalhas de Prata com doce de figo e noz e doce de gila
2016 – Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular Portuguesa com Ésses de Azeitão
– Medalha de Ouro com Broas de Outono
– Melhor dos melhores com compota de tomate
– Medalha de Ouro com doce de maçã e canela e medalha de Prata com pêra rocha
– Concurso Internacional e Great Taste Aword – 3 estrelas (pontuação máxima), com Ésses de Azeitão e 1 estrela com compota de de figo